..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Mapeamento do turismo regional têm resultados parciais divulgados


Primeiros resultados da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista: Edição 2017 são divulgados.

Este mês de janeiro marca a atualização do mapeamento do turismo regional desenvolvido pelo professor Aristides Faria, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão).

Entre os dias 16 e 17 o professor visitou equipamentos e atrativos turísticos das cidades de Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente, quando foram observados aspectos referentes à promoção, sinalização e oferta de informações que facilitem o acesso de visitantes (turistas e/ou residentes), à segurança e higiene dos espaços públicos e a acessibilidade também.

Foram visitados os seguintes locais (ou suas imediações):
  • Bertioga: orla da praia do Centro (Avenida Tomé de Souza), Forte São João e Parque dos Tupiniquins (nas imediações), Portinho da Usina de Itatinga (Rua Manoel Gajo/Rio Itapanhaú).
  • Cubatão: Parque Ecológico do Perequê, Largo do Sapo (Praça Coronel Joaquim Montenegro e casarios), Avenida Nove de Abril, Monumento “Cruzeiro Quinhentista”, Sistema Anhieta-Imigrantes e Rodovia Cônego Domênico Rangoni e sistema viário de acesso aos bairros Jardim Casqueiro e Vila Nova. 
  • Itanhaém: Orla da praia do bairro Gaivota e da região central histórica, Praia do Sonho, Casa de Câmara e Cadeia, Píer do Guaraú (bairro Ivoty/Rio Itanhaém), Morro do Paranambuco (Painéis de Anchieta), Passarela e Cama de Anchieta, Country Club (orla do Rio Preto) e Paróquia Nossa Senhora do Sion (bairro Suarão).
  • Mongaguá: Plataforma de Pesca Amadora, Parque Turístico Ecológico “A Tribuna” (fechado), Feira de Artes (Plataforma), orla da praia do Centro e Mirante do Morro da Padroeira (monumento à Nossa Senhora Aparecida).
  • Peruíbe: Ruínas do Abarebebê (fechado), Lamário Municipal, Aquário, Parque Turístico (abandonado), Praça Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (Praça Redonda), Central de Informações Turísticas Metropolitana (CITM) e orla da praia do Centro.
  • Praia Grande: Área de Lazer Ézio Dall'Acqua (Portinho), entorno dos monumentos à Iemanjá e Netuno.
  • São Vicente: Mirante Niemeyer (Ilha Porchat), Mirante do Morro do José Menino (Morro da Asa Delta), Horto Municipal (Parque Ecológico Voturuá), orla da praia das praias do Gonzaguinha, do Itararé e dos Milionários e Avenida Presidente Wilson, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Rua Frei Gaspar e acessos ao Sistema Anchieta-Imigrantes.


Dentro do planejado, nos próximos dias, conforme as condições climáticas, o professor percorrerá os municípios de Santos e Guarujá para visitar equipamentos e atrativos turísticos localizados nestas cidades.

As imagens do georreferenciamento preliminar destes espaços locais foram disponibilizadas na fanpage do projeto no Facebook (www.facebook.com/agendapropositivadoturismo/).
  
..:: Histórico ::..

A “Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista” foi criada em 2014 e objetiva orientar a tomada de decisões de gestores públicos municipais atuantes na área do turismo sobre os rumos do setor para os próximos anos.

A atualização do mapeamento proposto começou nesta segunda-feira (16) e deverá se estender por mais dias. Em seguida, os dados coletados serão tratados e analisados pelo professor, quem divulgará essas análises amplamente para discussão com os profissionais do setor.

Os interessados podem acompanhar os resultados preliminares da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista: Edição 2017 por meio da fanpage do projeto no Facebook: