..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

sexta-feira, 31 de março de 2017

Projeto sobre turismo do IFSP Câmpus Cubatão será apresentado em congresso internacional

A Universidade Federal de Pernambuco sediará a próxima edição do Fórum ABRATUR 2017, evento que reúne docentes e pesquisadores de turismo atuantes em diversos países.

Professor Aristides Faria, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão), apresentará os resultados de projeto de iniciação científica durante fórum da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil.

O trabalho aprovado intitula-se “Competitividade no setor de viagens e turismo: a experiência do Litoral Paulista, Região Sudeste Brasileira” e versa sobre os resultados obtidos a partir da realização de projeto de iniciação científica “Competitividade no setor de viagens e turismo: estudo de casos múltiplos no Litoral Paulista” (Edital PIBIFSP nº 003/2016).

A pesquisa possui convergência, ainda, com as disciplinas Fundamentos do Turismo (I) e Gestão Pública, ambas ministradas pelo professor no referido Câmpus. Atualmente, o docente coordena dois projetos de iniciação científica sobre competitividade do mercado regional de turismo:
  • Competitividade: análise do mercado de turismo no Litoral Paulista (Edital PIBIFSP nº 010/2016); e
  • Observatoriodoturismo.com: monitoramento e avaliação de políticas públicas de fomento ao turismo no litoral paulista (Portaria nº 1.652, de 04 de maio de 2015/PIVICT).

O trabalho aprovado tem coautoria de Elizabeth Kyoko Wada, docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

O evento acontecerá em Recife (PE), entre os dias 7 e 9 de junho, e terá como palestrantes pesquisadores e docentes expoentes no campo do turismo como Miguel Moital (Bournemouth University, Reino Unido), Luiz Trigo (Universidade de São Paulo) e Gui Lohmann (Griffith University, Austrália).

..:: Sobre a Abratur ::..

A ABRATUR visa contribuir para a internacionalização da pesquisa brasileira em Turismo por meio da promoção da integração e cooperação entre pesquisadores.

A internacionalização tem como objetivos o desenvolvimento da pesquisa e a consequente ampliação da contribuição desta atividade à sociedade. Internacionalizar significa aumentar o contato com o mundo estrangeiro, possibilitando maior trânsito de ideias e soluções. Desta forma, a internacionalização é uma via de mão dupla por meio da qual a pesquisa brasileira em Turismo pode se beneficiar do contato com pesquisas e pesquisadores estrangeiros, bem como contribuir para o conhecimento disponível em âmbito mundial.

Fundada em 2011, a ABRATUR é formada por pesquisadores do Turismo inseridos na comunidade acadêmica internacional e envolvidos com a pesquisa brasileira. A entidade promove canais de comunicação entre todos os pesquisadores interessados na internacionalização da pesquisa brasileira em Turismo, incluindo pesquisadores brasileiros que buscam contato com a comunidade internacional e pesquisadores estrangeiros que se interessam pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria
[RH em Hospitalidade]