Aristides Faria, além de docente é escritor, que se dedica a defender o potencial turístico de Cubatão no Brasil e no exterior.
Nascido em Santos e de família cubatense, o professor Aristides Faria, tomou posse como Docente do curso de graduação tecnológica em Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), localizado no Jardim Casqueiro, na manhã dessa quinta-feira (10).
O professor é pesquisador na área de turismo e tem se dedicado a temas como administração pública, competitividade e estratégias de regionalização. Faria é autor de artigos sobre o potencial de Cubatão para o desenvolvimento de negócio no setor de Serviços e, em especial, do turismo.
Ainda em 2008, o professor recebeu menção honrosa no V Fórum de Turismo, em Vitória (ES), por apresentação intitulada “Desenvolvimento turístico em Cubatão (SP)”. No ano seguinte, publicou o artigo “Desenvolvimento sustentável do turismo em Cubatão” no Caderno Virtual de Turismo, revista científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (artigo).
Em 2014, Cubatão foi sede do evento internacional sobre meio ambiente – “Safety Health and Environment World Congress” (SHEWC'2014) – quando o professor ministrou palestra sobre a experiência de turismo comunitário dos bairros Cota (veja a apresentação ao final do texto).
Também no último ano Aristides defendeu o potencial turístico cubatense em eventos como o “XIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local” (Juiz de Fora/MG), “VIII Congreso Societur” (Santiago, Chile) e “VI Congreso Latinoamericano de Investigación Turística”, evento realizado na cidade de Neuquén, na Patagônia argentina (foto).
Em 2015, este trabalho foi coroado com a publicação do capítulo de um livro internacional sobre gestão do Turismo em Florença, na Itália. O trabalho sobre Cubatão foi publicado em coletânea com outras experiências ao redor do mundo que retrataram o potencial de localidades propícias para o desenvolvimento do setor (download).
Tendências
O atual cenário de instabilidade econômica abre oportunidades no setor de Serviços e, dada a alta da moeda norte-americana, o turismo interno – aquele praticado por brasileiros dentro do país – será amplamente beneficiado. Isso significa que turistas que viajariam para o exterior ou para o Brasil em aviões, por exemplo, tendem a passar suas férias em localidades mais próximas de suas residências.
A região da Costa da Mata Atlântica – denominação turística para a Baixada Santista – “tende a ser amplamente beneficiada por esse processo, uma vez que a Região Metropolitana de São Paulo é o grande polo emissor de turistas paulistas e brasileiros”, afirma Aristides.
História
Neto de Aristides Lopes dos Santos, falecido comerciante, líder comunitário e ex-vereador (1957-1960 e 1961-1962) e Mariana Dibos dos Santos, quem dá nome à UBS do bairro Vale Verde (Lei nº 2943, de 16/09/2004); e filho dos cubatenses Manoel Lopes dos Santos (falecido em 2013), Cirurgião Dentista homenageado com a "Medalha de Mérito Odontológico | 2008" pela Prefeitura Municipal de Cubatão, e da Psicanalista Leila A. Faria Lopes dos Santos.