..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

segunda-feira, 3 de abril de 2017

SIGESTur é tema de apresentação em seminário de turismo realizado na Espanha

Protótipo do aplicativo
SIGESTur (http://app.vc/sigestur/)
Sistema criado a partir de projeto de iniciação científica do IFSP Câmpus Cubatão é tema de trabalho acadêmico aprovado para apresentação em seminário espanhol.

Aristides Faria, professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão), é idealizador do “Sistema Integrado de Gestão de Destinos Turísticos” (SIGESTur).

O Sistema foi criado a partir dos resultados do projeto de Iniciação Científica “Competitividade no setor de viagens e turismo: estudo de casos múltiplos no litoral paulista” (Edital PIBIFSP nº 003/2016). Fato que sublinha a relevância da atuação em ensino, pesquisa e extensão por parte do corpo docente da instituição.

Nos dias 26 e 27 de outubro, o Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas (IUIT) da Universidad de Alicante (www.ua.es), realizará o Seminario Internacional “Smart Tourism Destinations” (#STDRM2017).

O tema central do evento são os “novos horizontes na pesquisa e gestão em turismo”. O professor obteve aprovação para apresentação de trabalho intitulado “Aproximações entre Comunicação e Hospitalidade: estudo empírico sobre potenciais aplicações na gestão de destinos turísticos”, que tem coautoria de Elizabeth Kyoko Wada, docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

Este estudo trata da proposição de novos modelos de negócios, no caso, para gerenciamento de destinos turísticos. Ainda que conceitual, o SIGESTur tem forte fundamentação na experiência do destino “Costa da Mata Atlântica” – denominação turística para a Região Metropolitana da Baixada Santista.

A temática a ser apresentada na Espanha é tema das aulas que o professor ministra nas disciplinas Gestão Pública, Marketing e Turismo e Fundamentos do Turismo (I). Além disso, estes conteúdos foram extensivamente abordados no livro recém publicado “Competitividade no setor de viagens e turismo: estudo de casos múltiplos no litoral paulista” (Ed. Scortecci, 2017).

Mais informações sobre o #STDRM2017: http://blogs.ua.es/destinosturisticosinteligentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria
[RH em Hospitalidade]